Páginas

domingo, 8 de setembro de 2013

TRUE HISTORY ....QUANDO NADA MUDA !


[...Aquele momento em que cansamos porque nada do que queríamos que mudasse mudou...]
  
Às vêzes, a gente começa errado uma coisa - mas como o encantamento de tudo que nasce é surpreendentemente belo e promissor, nos lançamos
a dura empreitada de consertar o que não tem conserto. 
A Mídia, a Religião, os Livros de Auto Ajuda e os Otimistas de Todos os Setores, nos iludem sempre com as promessas "de que basta querer
e ter fé" - que tudo se ajeita.
E nós, que fomos criados para crer nos mistérios - e programados para
a felicidade a qualquer preço, insistimos que o tempo, a boa vontade e 
as ferramentas certas, darão um jeito no que parece não ter jeito.
E lamento informar, amados : na maioria das vêzes, a coisa até se acerta um pouquinho - mas entrar no prumo mesmo, de verdade - é mesmo muito difícil, senão impossível.
Pela simples razão de que as situações consolidadas, o caráter das pessoas envolvidas, suas predisposições, as dificuldades crônicas da situação que já era ruim de começo - tem suas próprias raízes e
limites. E onze em um, vão continuar mesmo ruins.
A não ser que você queira passar uma vida inteira dedicada ao 
projeto falido (e aí é com você), verá alguma pequena mudança.
Mesmo assim, a imagem visual da empreitada será sempre a de você empurrando ladeira acima uma pedra teimosa, de uma tonelada.
Esforço, suor, lágrimas, e dá-lhe empurrar o trambolho contra a Lei da Gravidade - e para um pequeno avanço, terá sempre o pedregulho dando um rebote, esfolando seu pé !
Inútil e Desgastante.
Nietzsche tinha até um pensamento para isso : "Aquele que cai, dá-lhe ainda um empurrão  - para que possa chegar mais rápido ao chão..."
Malvado né ? Mas o cara deve ter sofrido o diabo tentando levantar alguém que insistia em ficar no chão - daí quando não aguentava mais, mandou essa.
Mais ou menos o que alguns espíritas aconselham : "Não perca tempo com quem não está pronto para evoluir"...
E isso se refere ao parceiro que não toma jeito, ao trabalho que começou ruim e só piora, e a outras coisas que são como o "abraço do afogado" : você chega tentando salvar, e o cara que está se afogando te agarra e te puxa para baixo. Resultado: em vez de um naufrágio, temos dois.
 
Cai fora enquanto é tempo. Não renunciar ao que te faz mal e nunca melhora,
é burrice e perda de tempo.

Tem um monte de coisas que já se anunciam boas desde o começo. 
Invista nelas, que a chance é bem maior de você sobreviver e ser mais feliz. Larga essa pedra que você empurra ladeira acima há tempos e vá colher flores .Afinal, a dinâmica das pedras é rolar para baixo !

(Suian Moreira)