Páginas

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CENTOPEIA DE NEON



Gente, esse Livro está me encantando e surpreendendo ! Vejam só o Resumo e a Crítica desse talentoso Escritor Goiano :

"Centopeia de Neon é um tipo raro de livro agora: um livro que te força a mastigar cada frase, o enredo, e está longe de se encaixar dentro deste padrão industrial de literatura mastigada e deglutida que nos deparamos atualmente.
Dividindo-se em quatro partes, cada parte com a narração de uma personagem, Centopeia de Néon mostra o que está por trás dos panos, aponta os defeitos humanos que se manifestam nos insólitos (porém tão familiares) seres que povoam o universo da obra. Usando-se de um humor sutil, Edival critica o modelo de nossa corrupta política, a ideia absurda de Deus, esse modelo de jogo de interesses na obtenção de um privilégio, a hipocrisia e a dissimulação, como os humanos se tornaram descartáveis e como somos falsos uns com os outros. Centopeia de Neon é uma obra completa, com personagens que marcam qualquer leitor, tais quais Sidrake de Thorteval Gahy e a lindíssima Romã que, talvez, sejam pontos altos do livro. Com uma presença, mesmo sendo de baixa estatura, forte e de uma inteligência aguçada, Sidrake é o grande protagonista de Centopeia. Sendo um lobby-man profissional, a personagem conhece todo o emaranhado da corrupta rede que permeia o mundo dos políticos, empresários e outros que fazem parte desse escuso, mas milionário, grupo dos gafanhotos do nosso país e do mundo, pois a obra de Edival, mesmo sendo situada na imaginária Piambaia, é de cunho universal, e explora de forma pessimista o modo como o humano leva adiante sua existência. Romã, a linda pseudo-jornalista, é uma espécie de metáfora de como precisa-se de pouco hoje para conseguir galgar na vida. Ela é um claro exemplo de como vale a imagem, o superficial, e a textura externa para se obter algo. Ela evolui de forma espantosa dentro da trama de mera putinha para uma espécie de Virgem Maria, e Edival retrata de forma cômica essa evolução, como uma forma de dizer: não, a humanidade não tem redenção que a redima dessa sua situação esdrúxula e deplorável.
Não revelarei nenhum detalhe do inventivo enredo criado por Edival Lourenço, pois seu livro deve ser lido sempre na expectativa de surpreende-se no virar de cada folha. E não tenha medo, pois as surpresas serão muitas. Cada página de Centopeia de Néon é uma risada a mais, uma parada para refletir o que estamos fazendo e como estamos nos comportando. Nessa mistura de humor e profundidade, Edival Lourenço nos presenteia com uma obra cheia de possibilidades de interpretações e de uma inteligência pouco vista em nossas atuais letras."

FONTE : "O Roedor de Livros"