Páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2013

TRANSPLANTE DE CABEÇA HUMANA É POSSÍVEL !


                                                          By Maravilhas do Universo


Neurocientista acha que transplante de uma cabeça humana é finalmente possível.
 
Um neurocientista italiano acredita ter descoberto como fazer um transplante completo de cabeça em um ser humano. Ou transplante de corpo, dependendo da sua perspectiva. Em um artigo recente, Dr. Segio Canavero da Universidade de Turim, explica como o processo iria funcionar, descreve como um "corte limpo" com uma "lâmina ultra-sharp" poderia deixar as duas metades da medula espinhal em condição de ser reconectadas. "Minha afirmação é de que só agora temos a tecnologia para tal ligação" diz Dr. Sergio.
Canavero está baseando seu procedimento no chocante transplante da cabeça de um macaco em 1970 realizado pelo Dr. Robert White. No artigo publicado na revista Surgical Neurology International, Canavero esboça um plano para esfriar a coluna vertebral para 18ºC, fazendo um "corte limpo para separar a medula espinhal, em seguida, drenar o sangue da cabeça transplantada antes de fundir as duas medulas espinhais, juntamente com um polímero inorgânico (cola). Ele cita uma pesquisa em cães e porquinhos-da-Índia, mostrando que a reaplicação deveria ser possível.
Na medida que for certificando-se de que todas as fibras nervosas estão ligadas no caminho certo, Canavero reconhece a dificuldade, mas ressalta que até mesmo algumas ligações corretas seriam suficiente para "algum controle voluntário de locomoção. Uma estimulação elétrica por um cabo de um equipamento de estimulação espinhal (SCM) também promoveria a plasticidade das células nervosas, ou seja, ajudar a cabeça a descobrir como controlar seu novo corpo.

Tudo parece extremamente improvável, mas Canavero acha que é uma possibilidade, e dada a imensa complexidade dos procedimentos cirúrgicos dos transplantes de face, talvez seja uma questão de tempo até vermos um transplante de cabeça acontecer. Canavero insiste que o procedimento é um assunto que vale a pena para futuras pesquisas. "Condições horríveis sem um pingo de esperança de melhoria não podem ser jogadas para o canto escuro da medicina".

Fonte: http://goo.gl/4pwHl