Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

AS DEZ ESTRELAS MAIS PRÓXIMAS DA TERRA...

Via Alex Filippenko/Facebook Fanpage

Essa lista detalha as  estrelas próximas à Terra, contidas nos 10 sistemas estelares mais próximos, muitas delas são anãs vermelhas e possuem uma magnitude tão baixa - e não obstante sua proximidade não podemos vê-las à olho nu.

Estrelas Próximas – O Sol

Obviamente, o detentor do título de estrela mais próxima nesta lista é a estrela central do nosso sistema solar, nosso sol. Ela ilumina a Terra durante o dia e é responsável pelo brilho da Lua durante a noite. Sem o Sol, a vida não existiria aqui na Terra.

Estrelas Próximas -Alpha Centauri

O sistema Alpha Centauri é na verdade composto de três estrelas. As estrelas principais no sistema, Alpha Centauri chamadas de Alpha Centauri A e Alpha Centauri B é cerca de 4,37 anos-luz distante da Terra. A terceira estrela, chamada Alpha Centauri C é gravitacionalmente associada com o primeiro, mas na verdade é um pouco mais perto da Terra em 4,24 anos-luz de distância.

Estrelas Próximas - Estrela de Barnard

Esta anã vermelha tênue fica a cerca de 5,96 anos-luz da Terra. Era uma vez a esperança de que a estrela de Barnard pode conter planetas ao seu redor, mas as tentativas de detectar tais objetos não resultaram em nada além de frustação. A estrela de Barnard situa-se na constelação Ophiuchus.

Estrelas Próximas - Wolf 359

Localizado a apenas 7,78 anos-luz da Terra, Wolf 359 é muito perto, mas porque é tão fraca que não é visível a olho nu. Esta anã vermelha fraca está localizado na constelação de Leão. Um fato interessante ela também foi o local de uma batalha épica na série de televisão Star Trek The Next Generation.

Estrelas Próximas - Lalande 21185

Localizado na constelação da Ursa Major, Lalande 21185 é uma anã vermelha tênue que, como muitas das estrelas nesta lista, é muito fraca para ser vista a olho nu. Esta estrela tem sido de particular interesse para os astrônomos, pois é pensado para eventualmente ter planetas orbitando ela. No entanto, a uma distância de 8,29 anos-luz, não é provável que seríamos capazes de viajar para lá em nossas vidas.

Estrelas Próximas - Sirius (α Canis Majoris)

O sistema binário estrelas Sírius, composto por Sirius A e Sirius B está localizado a cerca de 8,58 anos-luz da Terra, localizado na constelação de Canis Major. Mais comumente conhecido como a Estrela do Cão, a produção combinada de ambas as estrelas fazem de Sirius a estrela mais brilhante no céu. Nota: Tecnicamente Sirius B não é uma estrela, mas em vez disso é um remanescente estelar. Especificamente, é uma anã branca, que é o que será deixado para trás uma vez que o nosso Sol chegar ao fim da sua vida útil.

Estrelas Próximas - Luyten 726-8

Localizado na constelação de Cetus, é um sistema estelar binário é 8,73 anos-luz da Terra.

Estrelas Próximas - Ross 154 (V1216 Sagittarii)

Por volta de 9,68 anos-luz da Terra esta anã vermelha é um estrela que pode aumentar seu brilho de superfície por toda uma ordem de magnitude, em questão de minutos, e depois reverter rapidamente aos seus níveis normais. Localizado na constelação de Sagitário é uma vizinha próximo da estrela de Barnard.

Estrelas Próximas - Ross 248 (HH Andromedae)

Ross 248, a cerca de 10,32 de anos-luz da Terra, está realmente se movendo tão rápido que em cerca de 36 mil anos ele vai realmente assumir o título como a estrela mais próxima da Terra (além do nosso Sol). No entanto, ele vai começar se afastandor novamente e abandonar o título de cerca de 9000 anos mais tarde. A anã vermelha, é alvo de estudo científico intenso, e a sonda Voyager 2 vai passar a cerca de 1,7 anos-luz da estrela em cerca de 40.000 anos. A estrela está localizada na constelação de Andrômeda.

Estrelas Próximas - Epsilon Eridani (BD-09 ° 697)

Localizado na constelação Eridanus, esta estrela está a 10,52 anos-luz da Terra é a estrela mais próxima que pode de ter planetas orbitando em torno dela. É a terceira estrela mais próxima que é visível a olho nu.

Fonte:http://www.cienciasetecnologia.com/estrelas-proximas-terra/