Páginas

sábado, 18 de maio de 2013

CHEFE OU LÍDER ?


MANDA QUEM PODE, LIDERA QUEM...

Por Sérgio Becker

Escuto muita gente se queixando de seus superiores hierárquicos. De que são exigentes demais, prepotentes, de que não dialogam, de que só sabem criticar, de que são inacessíveis...
Muitas dessas reclamações são pertinentes: é, sim, verdade que muitos supervisores são despreparados para a função e não percebem que há diferenças enormes entre ser ‘chefe’ e ser ‘líder’. Lá vão algumas delas:

1. O chefe critica a pessoa. O líder critica um comportamento específico e sugere alternativas de melhora.
2. O chefe impõe suas normas ao grupo. O líder ‘convence’ (em outras palavras, ‘vence em conjunto’) a equipe de seu ponto de vista. (E o líder sabe transformar um simples grupo numa verdadeira equipe...).
3. O chefe usa o poder indiscriminadamente, na linha do ‘manda quem pode e obedece quem tem juízo’. O líder sabe que ter o poder não lhe dá, automaticamente e em todas as situações, o direito de usá-lo. Sabe que o verdadeiro poder não mostra poder.
4. O chefe vê o imediato, apenas reagindo a cada momento. Privilegia o urgente. O líder vê à frente, tem os pés no chão e os olhos no futuro. Sabe que ser supervisor implica em ter uma ‘super-visão’. Privilegia, sem esquecer o urgente, o que é verdadeiramente importante.
5. O chefe quer resultado. O líder quer resultado com gente engajada e realizada.
6. O chefe tem medo de gente competente, porque sabe que poderá perder seu lugar a quem é melhor. O líder prepara, motiva, educa. E, principalmente, dá o exemplo.
7. O chefe monologa, não ouve. O líder sabe que a liberdade e participação são a cola que une ainda mais o time. Está atento a todos e converte o que ouve em ação e comprometimento.
8. O chefe quer clones de si, perfeitos e infalíveis. O líder estimula a diferença de opiniões e admite que se possa tentar, errar e aprender com isso. Em outras palavras, o chefe quer pessoas que pensem como ele. O líder quer pessoas que pensem com ele.
9. O chefe se curva aos poderosos. O líder trata a todos como pessoas, independentemente de quem sejam.
10. O chefe é anzol que pesca funcionário desprevenido. O líder é rede de segurança que o impede de cair.

Um líder não nasce pronto: aprofunde-se no tema, leia, faça cursos, inspire-se em pessoas especiais. Você pode vir a ser um deles, na escola, na empresa, no condomínio, na família, na comunidade.

Por fim, afaste-se de lugares que confundem autoridade com autoritarismo. Isso não dura muito. Muitos vaidosos executivos, ‘chefes durões’ de algumas grandes empresas que conheço, ainda não perceberam que a porta pela qual entraram é giratória.

Sérgio Becker é Educador, Palestrante e Diretor Geral da Unigente® Palestras e Eventos

Para receber nossas publicações, curta a página: www.facebook.com/unigente