Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

POR QUE O SUPERMAN USA CUECA POR FORA DAS CALÇAS ?


 Custo e impressão: fatores limitadores :

 

No começo das décadas de 30 e 40, a impressão de gibis se dava de duas formas: preto e branco ou em quatro cores. Em geral, esse tipo de revista era feito para ter o menor custo possível e, portanto, eram usadas as piores gramaturas de papel possíveis e os métodos de impressão mais rápidos e baratos.
A impressão colorida ficava reservada apenas à capa, já que essa era mais cara e exigia que as tintas fossem aplicadas em quatro estágios diferentes, um para cada cor.
 Porém, havia um problema nesse método: quando uma produção muito grande de revistas devia ser impressa, as máquinas precisavam trabalhar na velocidade mais rápida possível. 
Com isso, elas acabavam se desalinhando e precisavam de ajustes frequentes, o que explica, por exemplo, o fato de que muitos gibis trazem o colorido da imagem para fora do contorno. VEJA :

 
Pontilhismo (halftone) e cores simples ajudam a manter a qualidade de impressão (Fonte da imagem: Reprodução/Quora)

Para evitar esse tipo de imperfeição, as revistas começaram a ser feitas com contornos muito precisos e impressos em um preto muito escuro, além de, normalmente, contar com objetos que podiam ser pintados com uma única cor.
Essas restrições levaram os artistas a adaptar os seus trabalhos para funcionar melhor nesses moldes. Para isso, o uso de dois métodos principais ajudavam a contornar o problema: uma técnica de pontilhismo, conhecida como halftone, e a utilização de cores sólidas muito escuras, que chapassem uma área. Em outras palavras, era necessário manter simples a colorização da arte, sem abusar das cores.

A estética da cueca por cima da calça :

 

O problema é que, com as limitações descritas acima, os artistas sentiram certa dificuldade ao tentar demonstrar características de força e poder. Assim, a indústria passou a enfatizar os detalhes masculinos ou femininos de cada personagem, com variações de cores ou linhas que ajudam a dividir regiões da cintura, pélvis, pés, mãos e peito.

Sem a cueca, a pélvis se "une" às pernas do herói (Fonte da imagem: Reprodução/Quora)

O problema é que essas divisões podem ser pequenas demais e insuficientes dependendo da cena em que o personagem aparece. Na imagem acima, por exemplo, podemos ver que a figura do centro possui uma pélvis que se confunde com as pernas do Homem de Aço, tornando-a achatada e esquisita. Já a figura da direita realça a pélvis com linhas que dão a sensação de volume em uma região que poderia ser problemática para a moral da década de 40. Entretanto, colocar uma cueca por cima da calça resolveria todos os problemas, como pode ser visto no quadro da esquerda.
Nem mesmo o Tocha Humana escapou da moda das cuecas 
Na verdade, até mesmo heróis com uniformes de uma única cor às vezes precisam de uma cueca para que o desenho possa compensar essas limitações. 

Recentemente, Superman perdeu sua emblemática cueca vermelha.

Hoje, o visual dos heróis está mudando. Com melhores técnicas de impressão, já podemos perceber uma grande mudança no uniforme atual do Superman. Ainda é possível notar algumas linhas que separam a pélvis das pernas do herói, mas pelo menos ele se livrou da cueca vermelha por cima da calça, algo que os especialistas da moda certamente aprovariam.
Quem também concorda com a alteração é a indústria de Hollywood, já que esse será o visual adotado pelo herói no filme "Homem de Aço", que tem estreia mundial programada para julho de 2013.

FONTE : http://www.megacurioso.com.br