Páginas

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

NINGUÉM ESCREVE AO CORONEL...

http://www.siciliano.com.br/capas/8501016551.jpg

Titulo: Ninguém Escreve ao Coronel , Autor :  Gabriel Garcia Marquez  Gênero: Romance / Editora: Record
 
SINOPSE : 

O renomado autor colombiano, detentor de inúmeros prêmios - dentre eles o PREMIO NOBEL DE LITERATURA (em 1982),  escreveu essa história, aos  26 anos e sua própria pobreza dá a crua autenticidade de sua escrita.
 Os personagens principais - o Coronel e sua esposa, vivem em extrema pobreza, aguardando uma carta que trará seus rendimentos de guerra e os libertará da penúria. A Carta jamais chega, e enquanto isso, narra-se o sentimento e a rotina de ambos, que tem como companhia um galo de briga, herança de seu único falecido...
 Como sempre, a forma como Garcia Marquèz descreve qualquer coisa , vai além de simples palavras - e é possível sentir através de sua narrativa, o desamparo da pobreza dos personagens, a pungência dos sonhos inúteis,e o amargo tom de desespero em que vivem o Coronel e sua esposa. Em algumas passagens, Gabo consegue deixar o leitor enternecido por mostrar a crueza dos aparatos burocráticos e suas consequência para os mais desvalidos.
É uma bela reflexão sobre o que podia ter sido - e que não foi.. A espera diária  pela estabilidade, nunca alcançada - nos remete aos nosso próprios sonhos : cuja carta de concretização tão aguardada, nunca nos chega às mãos.

 (suian moreira)

TRECHO DO LIVRO : “O Coronel comprovou que quarenta anos de vida em comum, de fome em comum, de sofrimentos comuns, não lhe bastaram para conhecer sua mulher. Sentiu que também no amor alguma coisa tinha envelhecido.”


                                         ~ EMOCIONANTE, INTENSO, POÉTICO :) RECOMENDO !