Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2014

ARE YOU EXPERIENCED ? HENDRIX RESPONDE...

                      


   RAIO X DA FOTO : Jimi Hendrix, Pink Floyd e outras bandas em 1967.
  Durante a turnê de Hendrix, várias bandas faziam shows de apoio junto com ele. Decidiram juntar todas e registrar o momento. Junto a Hendrix estão os integrantes das bandas Pink Floyd, The Move, The Nice, Eire Apparent, Outer Limits, Amen Corner e Pete Drummond.
 

O ANO : Em 1967, o grupo, formado por Hendrix (na guitarra e vocal), Noel Redding no baixo,eventualmente guitarra e vocais base, e Mitch Mitchell, na bateria, percussão e backing vocals lança seu primeiro álbum, Are You Experienced, cuja mistura de baladas ("Remember"), psicodelia ("Third Stone from the Sun" e "Fire"), e blues tradicional ("Red House") seria uma espécie de amostra de seu trabalho posterior. 

O álbum fez muito sucesso, que só não alcançou o primeiro lugar nas paradas musicais,  porque foi barrado pelo Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos The Beatles. O álbum é considerado por muitos o melhor álbum de estreia de todos os tempos, e foi eleito o quinto álbum mais importante da era do rock pela VH1 em 2001, além de estar em décimo quinto lugar na lista da revista Rolling Stone na categoria 500 Greatest Albums Of All Time (tradução livre: Os 500 melhores álbuns de todos os tempos).
 Outra edição da revista, publicada anos anteriormente em 1987, consagrou o álbum sendo o quinto na categoria Melhores Álbuns dos últimos 20 anos. O álbum está também incluído no livro 1001 álbuns que deve ouvir antes de morrer.

Em 31 de março do mesmo ano, Hendrix fazia uma apresentação no Astoria Theatre, em Londres, quando, teve a impressão (em sua opinião particular), que o público não estaria muito empolgado com seu show. 

Então, pela primeira vez, ateou fogo em sua guitarra em pleno espetáculo, fato que entrou pra história do Rock, e se tornaria marca registrada em suas apresentações, sendo repetida outras vezes. Foi levado para o hospital com queimaduras, sendo posteriormente advertido pelo administrador do Rank Theatre management para controlar suas exibições no palco depois de danificar os amplificadores e outros equipamentos no palco.O ato se tornou um ícone da História do Rock !