Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CHUVA DE METEOROS CHEGANDO !

 

Entre 0s dias 12 e 13 desse mês de Agosto, a Terra atravessará um
rastro de Meteoros chamado Nuvem de Perseida...

Que são uma prolífica chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle. São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir - " o radiante"  - localizado na constelação de Perseus.

Este fato ocorre anualmente quando a Terra atravessa o rastro do cometa a partir de meados de Julho, registrando-se a maior atividade entre os dias 8 e 14 de Agosto, ocorrendo o seu pico por volta do dia 12. Durante o pico, a taxa de "estrelas cadentes" pode ultrapassar as 60 por hora.

A famosa chuva de estrelas das Perseidas tem sido observada ao longo dos últimos 2.000 anos, com a primeira descrição conhecida deste fenômeno registrada no Extremo Oriente no ano 36. Na Europa recém cristianizada, as Perseidas tornaram-se conhecidas como Lágrimas de São Lourenço.

De forma a viver esta experiência ao máximo, a chuva deverá ser observada numa noite limpa e sem lua, a partir de um ponto afastado das grandes concentrações urbanas, onde o céu não se encontre afectado pela poluição luminosa. As Perseidas possuem um pico relativamente grande, pelo que o fenómeno pode ser observado ao longo de várias noites. Em qualquer uma destas, a actividade começa lentamente ao anoitecer, aumentando subitamente por volta das 23h, quando o radiante atinge uma posição celeste relativamente elevada.

2013 - Dentre as três chuvas de meteoros mais fortes previstas para este ano, apenas as Perseidas desfrutarão de um céu sem Lua perto seu pico, previsto para entre os dias 12 e 13 de Agosto próximo. Observações recentes do IMO encontraram para 2013 o máximo entre os dias 12 de Agosto, 13h15, e 13 de Agosto, 01h45 UT. Sem picos adicionais previstos neste ano. Mas lembre-se, chuvas de meteoros podem surpreender!

Fontes:
1. KRONK, Gary W.. Observing the Perseids
2. IMO Meteor Shower Calendar 2008
3. NASA - The 2009 Perseid Meteor Shower. science.nasa.gov
4. PHILLIPS, Tony (5 de agosto de 2010). Planets Align for the Perseid Meteor Shower