Páginas

domingo, 24 de fevereiro de 2013

GALILEU GALILEI


Uma homenagem e uma breve lembrança de Galileu Galilei...

O que seria da Astronomia sem ele? 
Considerado pai da Astronomia Galileu Galilei nasceu na Itália por volta de 1564 na cidade de Pisa. 
 Revolucionou a Astronomia e a ciência em geral, por ter feito diversas descobertas - entre elas a observação de Júpiter com um telescópio construído por ele mesmo e que tinha em torno de 50 mm.Essas observações  resultaram na descoberta de 4 Luas de Júpiter, conhecidas hoje como Ganímedes, Io, Europa e Calisto.
Galileu  descobriu ainda a Lei dos corpos. Esses estudos e descobertas ajudaram a defender a teoria do Heliocentrismo proposta por Nicolau Copérnico.
Galileu Galilei foi condenado em 1616 pela inquisição, pelo papa Urbano VIII -  por defender a teoria do Heliocentrismo que afirma que é a Terra que gira em torno do Sol - e não o Sol que gira em torno da Terra proposta pela teoria do Geocentrismo, aceita na época como verdade indiscutível...
Apesar de Galileu Galilei voltar atrás e mentir - dizendo que suas descobertas e afirmações estavam erradas (para não ser condenado a morte pela Igreja Católica ), suas contribuições científicas ganharam
força daí para a frente, e discípulos e homens da ciência de seu tempo, foram fortemente influenciados por suas descobertas.

  Seu legado permanece até hoje e Galileu trouxe inspiração para muitos pela sua coragem,  inteligência e caráter. 

Galileu estará para sempre na história do Mundo, da Aeronáutica , da Cosmologia e Ciência. Galileu Galilei  nos ajudou a compreender não só o Sistema Solar, mas, também o Universo.