Páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

GENTILEZA ...É O CARALHO !



                                               GENTILEZA  É O CARALHO !
                                              
                                               Já disse : não tenho compromisso com nenhuma palavra de ordem, estilo, gueto ou ideologia. Minha única coerência neste "planetinha poeira" do Cosmos, é ser feliz e gentil - na medida do possível. Até porque alguém célebre (agora não me lembro o nome do cara)  disse uma coisa que me espantou ; mas é a mais pura verdade :
            "O QUE IMPORTA MESMO  NÃO É O AMOR : É A GENTILEZA  ! "
              Fatíssimo. Amar é complicado e a gente ama MESMO uma parcela muito pequena de coisas e pessoas.Conte nos dedos quem você realmente ama - e aí está embutida uma nova questão : você só ama de verdade alguém, quando está disposto a se fuder por causa dela. Quem me fez  essa revelação atroz,  foi minha filha caçula (e cabeça de vento) que um dia listou suas amigas por ordem de importância, através desse critério.
             Minha filha, jovem, loura e linda - além de excelente cientista, não falava de presságios tampouco de suspeitas. Fazia cálculos mentais eficientes e estatísticos.Fazia de si para si,a equação  do amor versus egoísmo nas relações humanas.Era mais ou menos assim :
             Fulana : estaria disposta a se fuder para me ajudar ? E  Sicrana ?  Se eu precisar , vai se empenhar meesmo prá me dar uma força ? Seja num trabalho da Faculdade,ou me aturando ao telefone quando o amor desabar ? Será que me leva de sapo àquela festa super  fechada - só porque estou precisando sair num dia deprê ? Quem vai me empurrar prá frente quando eu empacar na lama ?
            Perguntas insondáveis. Misteriosas como  Buracos Negros.
            Arriscar sua reputação, comodidade ou lugar ao sol (mesmo que seja só um pouquinho) é para os fortes e para os que amam de verdade. Isso é raro: cabeça de bacalhau, portal quântico, enterro de anão, filhote de pombo! Coisas reais mas ninguém viu, quiçá verá em outras dimensões. Mas pessoas dispostas a se fuder pelo amor ou amigos existem, penso eu. Mas são tão poucas, que há de encontrá-las no Pedestal dos Distraídos.Até porque amar exige lealdade, força de caráter, abnegação. Gentileza é só a intenção perfumada do amor.
             Já que é inerente ao ser humano salvar-se primeiro e sobrando corda, só então, salva o outro - talvez a gentileza seja o único caminho do meio. Você faz os outros felizes e não se esforça tanto! Parece fácil né ? Ser gentil é só ser tolerante, afrouxar as rédeas da realidade e jogar a bóia salva-vidas com elegância, mesmo que se salve primeiro.Não exige a fidelidade nem as renúncias do amor.
          Ela,  a gentileza escrita nos muros e camisetas, postada como mantra nas Redes Sociais, a gentileza produto de consumo dos seres do bem, dos poetas, dos revolucionários, dos religiosos e das mídias demagogas.
          Na verdade, amados, a tal gentileza é quase tão rara quanto o amor - senão  mais.
         É só observar uma competição,uma fila comprida, o show concorrido, o assento no ônibus, a liquidação,os embates de vaidades. disputas de  herança ou  cargo profissional ....e a gentileza "PUF ! " - é o caralho ! Desaparece  rápido , dando lugar ao "é tudo de quem chegar primeiro ", ou como se diz no Nordeste : "na falta de peixe, meu pirão na cuia antes da sua! "
        Como eu sempre digo meus queridos, o Planeta é punk !
        Esses dias mesmo, a tal filha cientista e cabeça de vento,  me interpelou :
       - " Mãe, porque é que você curte quase tudo que vê no Facebook ? " 
            Respondi:
       - "Prá exercitar a Gentileza. Quem postou alguma coisa que  me agradou, me fez pensar, rir  ou apenas me distraiu, tem que ser validado ."
       -"E o que é ser validado ? " - ela retrucou.
       -"Li num artigo de Contabilidade, que é dar veracidade, comprovação à alguma coisa. Mais ou menos isso. Tipo ser recompensado com algum valor , pelo seu gesto"
          Pois é, amados : todos nós precisamos ser validados, saber que nossas palavras ou atitudes tem importância...senão, não importa o que fazemos - se não houver reconhecimento. nos sentimos inúteis e desanimados.
          A gentileza de verdade, não tem hora marcada : tem que ser ampla, geral e irrestrita.
       
          Facebook à parte, você já validou alguém hoje ? 

                                                                                     (suian moreira)