Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MÍTICA DO NÚMERO 13




                                         Mítica do Número 13  


                                           (Texto de Dalsan Arnaldo) 


Porque muitos consideram esse numero como de azar ? Porque alguns ainda o veem como numero de sorte?
 Consta perdida nos tempos sua origem , mas está na época medieval o ressurgimento do mesmo mito - de maneira mais popular, ligando-o a lenda da Távola Redonda, à Tradição antiga, onde existiam 13 assentos, sendo 12 preenchidos e um vazio : o "assento perigoso" .
 Poucos se atreviam a sentar-se no 13° assento, porque era reservado ao Cavaleiro Eleito, aquele predestinado, o que seria posto em terriveis provas e teria que superá-las.Este Cavaleiro capaz de suscitar tantas reverências, e expor-se à tantas vicissitudes, seria destinado para reparar a "espada partida" -  simbolo da decadência da nobreza à época..                    
Muitos Personagens repreasentaram as tentativas de restaurar a Honra, o Mérito e o Domínio da Nobreza neste  período.Ora Parsifal, ora Galahad, revesavam-se como protagonistas nos romances lendários de Cavaleiros. É evidente que o lado malévolo desse numero, vincula-se ao fracasso frente aos desafios impostos a  estes Cavaleiros -  nem sempre vitoriosos em seus empreendiomentos
As Gravuras referentes a Távola Redonda. dificilmente contém o 13° assento, porque este simbolizava o sol , o mito solar- o assento central, o chefe supremo e seus 12 seguidores .
O numero 12 então, é o ponto de partida para o 13, que simboliza uma encarnação de um "principio superior".