Páginas

domingo, 5 de julho de 2015

MUDANÇA EQUIVALE A INCÊNDIO ?




Eu andava muito ocupada fazendo mudança : empacotando coisas, fazendo doações de utensílios inúteis - que embora seminovos, nunca tinham sido usados.Havia uma enorme quantidade de roupas, louças, panelas e acessórios tecnológicos e seus  manuais , para serem classificados, limpos e organizados para distribuição. Fiz muitos outros pobres (como eu) felizes nessa época hehe... Saía com o carro abarrotado de sacolas bonitas e ia por aí: creches, asilos,casa de amigos desditosos  - e o presente eram  os olhos brilhando ao receberem a herança .
Fora as coisas estritamente indispensáveis, me livrei de quase tudo - e quanto mais me desapegava,  mais leve e renovada me sentia. A dor da separação dos meus pertences,  foi só pelos lindos casacos de inverno - que não usaria mais na minha nova cidade tropicalíssima,  e pelos livros para despachar ( com certeza foi o que doeu de verdade, além das costas é claro).
 Quem já fez mudança, sabe bem o que é o tsunami de objetos, sensações e perplexidade que é. Um pensador esperto,  chegou a conclusão de que 'três mudanças equivalem a um incêndio' ....e eu concordo plenamente.Somos obrigados a nos deparar com a inutilidade quase completa do nosso fardo material! Escapa uma coisinha ou outra, na verdade você percebe que oitenta por cento de tudo que acumulou é bobagem, vaidade ou 'maya'... 
Maya : traduzido o hindu,  é a filosofia que em geral, se refere ao conceito da ILUSÃO. 
Tive um amigo muito chegado,  baixista em uma banda punk, que  havia sido monge ~ um 'manto amarelo' ~ por quase quinze anos.Ele sempre me contava coisas incríveis de suas experiências no mosteiro , e embora  fosse pelo lado de fora, uma imagem do non sense ~ tatuado, irônico, um metro e noventa de altura,  cabelos descoloridos e piercings; foi uma das almas mais cultas e generosas que conheci. 
Na noite, em bares, boates e desterros, era um anjo dark, abençoando e ajudando todos que o cercavam. Em off , era doce  e comedido.Ouvia 'Debbie Boone' comigo, e dançávamos juntos, rindo muito ' You Light Up My Life' como se fosse ballet...hehe... 
Foi ele quem me fez perder o medo das mudanças. Acometido pela pobreza extrema, quando ganhava alguma coisa de valor, fosse dinheiro ou presentes , doava logo a 'alguém que precisasse mais'.
 Muitas vezes eu tentava impedi-lo, mas  sorridente dizia : 'Deixa ir...É TUDO MAYA'...
E quer saber ? É mesmo ! Salve Grandão ... obrigada pela benção de mais este aprendizado. Incêndio é para purificar mesmo! 

                                                  
                                                    (suian moreira)