Páginas

domingo, 7 de junho de 2015

ACELERADOR DE PARTÍCULAS PRONTO PARA NOVAS INVESTIGAÇÕES ...



O CERN COMEÇOU A COLETAR DADOS E ESCREVER UMA NOVA HISTÓRIA
Parece que o CERN, quer nos fazer uma surpresa. Há alguns meses atrás, fomos surpreendidos com a notícia: o Large Hadron Collider (LHC), conseguiu criar minúsculos buracos negros em experimentos de colisões de partículas... indo em frente, iriam trabalhar em um experimento que talvez prove a existência de possíveis realidades paralelas ... e, de repente, o LHC quebrou ...e, depois de um tempo, volta a trabalhar, mas não especificam não esclarecem nada das declarações acima ... continuou de onde saíram? Será que vamos ser informados?
Detectores do CERN, o Centro Europeu de Física de Partículas, primeiro começaram a gravar dados dos choques produzidos por dois feixes de prótons colidirem em uma energia de 13 TeV (tera).
Em 21 de Maio, pela primeira vez na história, o Large Hadron Collider (LHC) conseguiu circular um feixe de prótons a uma energia de 6,5 TeV, permitindo as colisões a uma energia de 13 TeV.
Estas primeiras colisões foram realizadas para verificar os sistemas que protegem os próprios ímãs do acelerador e detectores de feixe de partículas que se afastam.
Era fundamental que os testes de segurança fossem conduzidos ao circular feixes de prótons que colidem entre eles, para verificar como eles funcionam em condições reais.
Desde então, os cientistas têm vindo a pôr em prática o aparelho para iniciar a coleta de dados com quatro detectores: ALICE, ATLAS, CMS e LHCb.
CERN anunciou que vai começar a coletar dados, algo que não aconteceu nos últimos 27 meses, uma vez que o HLC estava sob manutenção, de acordo com um comunicado.
Os confrontos ocorreram com um poder jamais alcançado até o mês passado, de modo que não se sabe quais dados foram coletados e a expectativa é capitalizada.
"Esta nova fase vai inaugurar a fase 2 do LHC, que abrirá o caminho para novas descobertas", esta foi a breve declaração.
Nesta nova fase das operações, melhorias do acelerador poderá usar sua capacidade total no período entre 2016 e 2018, durante o qual tem como objetivo lançar luz sobre a composição da matéria escura.
O LHC é o maior e mais poderoso acelerador do mundo, com ímãs condutores que funcionam como baterias, energia armazenada e é equivalente ao de um porta-aviões se movendo a 43 quilômetros por hora ou um Airbus 380 voando a 700 km.
O acelerador tem a forma de um anel de 27 quilômetros de circunferência e está localizado a cerca de cinquenta metros de túnel subterrâneo entre a Suíça e a França. Ele é necessário para operar a uma temperatura de 217 graus Celsius, inferior à do espaço.
Em 2012, o LHC permitiu uma das maiores descobertas até agora no mundo da física: empiricamente demonstrar a existência do bóson de Higgs, que confirmou o Modelo Padrão da física de partículas em que se baseia.
À PARTE:
Uma moradora de Zurich, Alemanha, alegou que o experimento pode causar o fim do mundo, mas para a Corte Constitucional ela não provou o perigo do Colisor.
O Tribunal Constitucional da Alemanha não compartilha dos temores de uma alemã que mora em Zurique de que as experiências científicas do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) acabem criando buracos negros e destruindo a Terra.
Essa ação judicial não é a primeira (e é muito provável que não seja a última). Uma das tentativas de embargar o choque de partículas no mega túnel subterrâneo mantido pelo Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) ocorreu no Havaí já há alguns anos.

 
FONTE : Pesquisa de Maria Helena Dias ao
http://sector-8.hol.es/…/14-el-cern-comenzo-a-recolectar-da…