Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2015

ALGUNS PLANETAS SEMELHANTES A TERRA...



Graças à ciência moderna, os astrônomos usando o Harps espectrógrafo, descobriram um planeta que parece  muito semelhante à Terra, este planeta está localizado na constelação 'Painter' e  orbita em torno da estrela HD-40307.

De fato, sendo o sexto planeta deste sistema planetário, foi designado pela sigla HD 40307-g . este sistema planetário fica a uma distância de
42 anos-luz da Terra. analisando os primeiros dados obtidos, os pesquisadores dizem que neste planeta, há uma boa chance de que ele pode ser habitável.
Alguns anos atrás, o espectrógrafo (Harps), já havia identificado na constelação 'Painter'. cinco outros planetas do mesmo sistema planetário que o  HD 40307-g, que orbita uma anã laranja chamada HD 40307.

Astrônomos argumentam que não só pode existir água no estado líquido na sua superfície, como também por sua rotação. haveria a alternância de dia e de noite. Estas condições favorecem o equilíbrio térmico do planeta e talvez, um clima e uma atmosfera adequada para suportar a vida.

Eles identificaram muitos outros planetas extra-solares que poderiam ser considerados adequados para sediar formas de vida. A seguir . uma breve descrição com o nome de alguns destes planetas :

    Gliese em 2010 descobriu-581g, é de cerca de 5,20 anos-luz de distância da Terra, e seria, na constelação de Libra, embora estudos recentes tenham questionado sua existência real.

    Gliese-667Cc, descoberto  em 2011, está localizado na constelação Scorpius , cerca de 22,74 anos-luz da Terra, estima-se que o seu período de revolução é a de 28,13 dias  muito semelhante à da Terra, com uma temperatura média de cerca de 13 ° C.

    Kepler-22b, é o segundo planeta que orbita uma "anã-amarela" e sua distância da Terra é de 620 anos-luz. Sua descoberta foi feita em 2011, usando o telescópio astronômico Kepler, (daí o nome ), está localizado na constelação Cygnus . Sua temperatura foi estimada em média  de aproximadamente 22 ° C.

    Hd-40307g, é o sexto planeta do sistema planetário HD-40307, ​​ a temperatura média é estimada em cerca de 6 ° C.


FONTE: Ciência Hoje