Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2015

A TERRA COMO UMA DEIDADE....



   A Terra era adorada nos tempos antigos como a Deusa Mãe suprema e acreditava-se que ela tinha vida e também era divina. A Mãe Terra era uma figura de grande compaixão e fonte de toda vida e fertilidade. 
As imagens paleolíticas da deusa mãe, datadas de 22 mil -18 mil a.C., incluem a Vênus de Laussel, uma escultura na rocha de Dordogne, na França e as estatuetas conhecidas como Deusa de Lespugue, encontrada em Haute-Garonne tambem na  França - e a Deusa de Wilendorf, encontrada na Áustria, dentre outras, atestam isso. Cada uma retrata uma forma feminina com seios e um útero cheio e redondo.
   No ocidente, a última deusa da Terra foi Gaia, não mais a mãe suprema, entretanto, consciente  - e uma deidade viva. Em grego, seu nome significa “solo” ou “terra”.Ela era uma  deusa tríplice, diferenciada como donzela, ou Perséfone, a mãe, ou Deméter, e a anciã, ou Hecate.
 Durante o período clássico, houve uma mudança na ênfase de Gaia para seu bisneto Zeus, refletindo a substituição da imagem bem mais remota de um deus masculino, que se espalhou pela Europa, Oriente Médio, África do Norte e Índia, ganhando proeminência particular no Deus judaico-cristão.   Nas eras cristãs, Maria, a mãe de Cristo, personifica ou reflete algumas das qualidades das antigas deusas mães e atua como intermediária entre o Céu e a Terra. Enquanto isso, o Deus masculino existe no Céu, fora da esfera terrena, simbolizando uma separação entre a Terra e a deidade.

O Feminino Sagrado está em muitos outros símbolos e crenças da Civilização Humana, e sua degradação (em culturas e religiões, foi sempre orquestrada de maneira politica e circunstâncias em que se desejava ursurpar o poder feminino para subjulgá~lo). Estudando um pouquinho de História , você vai perceber isso.Crenças à parte, conhecimento racional apenas. Por isso, estude sempre mais -  e questione sempre ! O grande pecado é sòmente a ignorância !

                                     Beijo para vocês, amores !