Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

MÃE PRÁ TODA OBRA...




Esse mês me deparei com uma reportagem muito gostosa de ser lida na Revista Pais e Filhos. A reportagem entitulada "Seu filho sabe que você o ama?" Fala do nosso amor pelos nossos filhos e faz uma releitura da reportagem de mesmo nome da primeira edição da revista.

O que é uma Mãe-Pique?


Uma mãe-pique é aquele porto seguro, como nas brincadeiras infantis. Sabe quando você era criança e brincava de pega-pega, pique-esconde, etc. (tomara que continue fazendo mesmo tendo virado adulto!) o que acontecia quando o pegador vinha na sua direção? Você corria para o pique pois lá estava "salvo". É esse o conceito, quando seu filho se sentir ameaçado, frágil, e precisar fugir pra algum lugar onde se sinta seguro a idéia é que esse "lugar" seja a mãe, a família, aquele lugar onde podemos ser nós mesmo, onde seremos confortados e compreendidos. 

Eu quero ser uma Mãe-Pique!


Me emocionei quando li esse conceito pois é exatamente o que quero ser para os meus filhos, um porto seguro, uma ajuda na hora do perigo, um local onde eles sempre serão compreendidos. E coloquei aqui, nesse post, pequenas atitudes do dia a dia que podem nos ajudar a ser Mães-Piques. Vamos tentar?



1 - Escute seu filho. 

Mesmo que ele esteja contando uma brincadeira que aconteceu na escola, pois é importante pra ele, essa é a história dele, e ele quis dividir com você. Se ele te contar as pequenas coisas da escola, acredite, quando elas virarem as grandes conquistas da faculdade e do trabalho ele também irá dividir. E, lembre-se, deixe-o contar a história sem interrupções... Você vai se surpreender com a capacidade de raciocínio dele (dá um orgulho!)



2 - Respeite seus sentimentos.

Quando seu filho cair e se machucar não diga que não foi nada, abrace-o e diga que sabe que está doendo mas que irão cuidar daquele machucado juntos. O mesmo vale para quando ele tiver um pesadelo ou tiver medo, para as crianças o medo é real mesmo que seja uma bobagem, uma joaninha voando, conforte-o, não ria ou ridicularize seus sentimentos.



3 - Não bata e não grite com seu filho

Estudos atuais apontam que gritar com as crianças é tão ruim quanto bater nelas. Portanto, na hora da birra, do mau comportamento respire fundo e converse com o tom de voz normal, olhando no olho, no mesmo nível dele. Eu sei, eu sei, é muito difícil segurar nosso temperamento na hora do nervoso e da desobediência, mas que tal tentar um pouco a cada dia? Coloque pequenas metas como "Não vou gritar hoje" e, aos poucos você vai ver que conversar funciona melhor que gritar. 



4 - Retribua beijos e abraços, foque nas coisas boas

Pode parecer óbvio mas sempre que ele vier expressar seu amor retribua, fale o quanto você o ama e o quanto tem orgulho de tê-lo como filho. Enfatize as coisas boas que ele fez e o bom comportamento, as vezes tudo que uma criança precisa é de um elogio. Vamos tentar uma coisa nova? E se ao invés de reclamar do quarto bagunçado você o elogiasse lembrando como o quarto ficou bonito aquele vez que ele o arrumou, e como ele organizou direitinho todos os brinquedos... Motivá-lo a receber mais elogios (ao invés de menos broncas) funciona bem com as crianças (e com os adultos também). Vale a tentativa.



5 - Largue o celular, desligue a Tv e Brinque !


Crianças precisam de atenção, e, honestamente, nem precisam de muito tempo, mas esse tempo precisa ser 100% dedicado a elas. Portanto, desligue a tv, deixe o celular de lado, feche o notebook e brinque! Você vai se surpreender com a alegria que vai sentir ao prestar atenção e conhecer seu pequeno...

E AQUI ACRESCENTO POR MINHA CONTA :
Não seja Mãe-Mala : aquele tipo ranzinza, detalhista, crítica - que ama o filho, mas parece que sua principal função na vida é encher o saco dêle !
Passe Valores, Converse, imponha limites MAS SEJA AMIGA, ALEGRE E
ESQUEÇA OS SERMÕES e os excessos !



FONTE :  
http://artimaenha.blogspot.com.br/