Titulo: Ninguém Escreve
ao Coronel , Autor : Gabriel Garcia Marquez Gênero:
Romance / Editora:
Record
SINOPSE :
O renomado autor colombiano, detentor de inúmeros prêmios - dentre eles o PREMIO NOBEL DE LITERATURA (em 1982), escreveu essa história, aos 26 anos e sua própria pobreza dá a crua autenticidade de sua escrita.
Os personagens principais - o Coronel e sua esposa, vivem em extrema pobreza, aguardando uma carta que trará seus rendimentos de guerra e os libertará da penúria. A Carta jamais chega, e enquanto isso, narra-se o sentimento e a rotina de ambos, que tem como companhia um galo de briga, herança de seu único falecido...
Como sempre, a forma como Garcia Marquèz descreve qualquer coisa , vai além de simples palavras - e é possível sentir através de sua narrativa, o desamparo da pobreza dos personagens, a pungência dos sonhos inúteis,e o amargo tom de desespero em que vivem o Coronel e sua esposa. Em algumas passagens, Gabo consegue deixar o leitor enternecido por mostrar a crueza dos aparatos burocráticos e suas consequência para os mais desvalidos.
É uma bela reflexão sobre o que podia ter sido - e que não foi.. A espera diária pela estabilidade, nunca alcançada - nos remete aos nosso próprios sonhos : cuja carta de concretização tão aguardada, nunca nos chega às mãos.
(suian moreira)
~ EMOCIONANTE, INTENSO, POÉTICO :) RECOMENDO !