Páginas

domingo, 2 de setembro de 2012

O TRABALHÃO QUE DÁ TRABALHAR

                  
                                            -  DE BOA, SÓ RECARREGANDO O MEU SABRE...

                                               O Trabalhão Que Dá Trabalhar


                                     Amanhã é meu último dia de férias, então já vou logo dizendo: isso está me preocupando desde sexta passada. Já até aumentei minha dose de xilindrops !

 Não, amados - não é nenhum problema no meu trabalho -  onde Thank's God  "aprecio" as pessoas (até os enjoados) e saiba-se que apenas aprecio, porque não dá prá amar companheiro de cela. Ou dá ? 
Não dá não, no máximo dá prá enrabar - como diz meu amigo Bigorna.

                                    Como ia dizendo, gostxo dos amiguinhos, tenho uma salinha fuleira mas acolhedora e uma internet que não é nenhuma Brastemp, mas também não me deixa na mão. 

O grande problema, o terror noturno, a agonia real, o fato tétrico é a coisa em si : TRABALHAR  ! Coisinha mais chata e rotineira, abismo negro prisão, masmorra, jaula  : onde se é obrigado a estar mesmo quando não quer ! 

Gente,  Trabalhar é o Capiroto !

                                     Talvez você seja uma dessas pessoas que goste - afinal , como diz a irmã Zuleide, tem doido prá tudo. Ou talvez você também não goste, mas tenha vergonha de contar. De um jeito ou de outro, sempre me senti na mira, quando abria meu bocão e anunciava nas festas de família, entre uma conversa e outra : "detesto trabalhar !" 
                                     
A conversa dava um vácuo, sentia um certo constrangimento (não meu é claro) - mas dos presentes em geral .

Olhares espantados, risinhos irônicos, frases de efeito . As pessoas vinham em meu socorro, como se eu precisasse ser exorcizada, ou convencida a gostar de trabalhar, que merda ! 

                                     Engraçado : você pode  falar sobre quase tudo que detesta. Experimente : "detesto quiabo" , "detesto ônibus cheio" , "detesto frio" ! Mas quando diz numa reunião de família , de amigos - ou até num boteco onde só tem cachaceiro  : "detesto trabalhar" -  é como se dissesse um palavrão.

                                    Você que talvez pense que "o trabalho enobrece o homem"e outras bobagens semelhantes,  sabe de onde vem a palavra trabalho ? Não ? Pois eu me dei o trabalho de procurar. 

                             A palavra trabalho vem do latim "tripallium" - que significa  TORTURA.

                                    Veja bem, ninguém ia inventar uma associação dessas, se a coisa em si não fosse do mal. Já viu alguém chamar Madre Teresa de Periguete ? Não, amados ! O mundo está ao contrário e ninguém reparou, mas as palavras certas ainda são ditas. E sabem porque a palavra trabalho é oriunda de tortura ? Se não sabem, vou especificar :
                                   Você já reparou no trabalhão que dá trabalhar ? Acordar cedo, tomar banho, usar roupitxa social, sapato fechado, pegar ônibus cheio, aturar o cheiro de suvaco dos outros condenados.
Ou então pegar seu carro , dirigir até o inferno prá descobrir que não tem estacionamento ? 
E ainda ter  que chegar ao local com cara de bem disposto e fingindo estar tudo bem na terra de ninguém ? 

                                   Trabalheira do caralho e o trabalho nem começou !

                                   O café da manhã é uma infâmia à parte : se você o toma em casa, não tem gosto de nada, porque você tá sempre esbaforido com tarefas antes de sair. Pegar a chave, cadê o celular, será que chove? Onde  é que tá a pôrra do casaco se esfriar ? 
E os óculos ? cadê ? Devia ter alarme esse filha da puta , ih falta separar o trocado pra condução ...caralho !!!  tô atrasada...

                                   E ainda tem aqueles que precisam ir ao banheiro antes de irem para a labuta (  outra palavra feia !). 
                                   
                                   Porque convenhamos : cagar no escritório é um cocô , desculpem o mal jeito. Mas é a pura verdade! Bem, vamos adiante:

                               Quem se veste rápido, não tá nem aí pro café ou prá cagar, melhora um pouco o start... mas tem que parar na padaria ou tomar café no trabalho, o que também é uma merda !

 Na padaria tem fila, o café com leite é feito prá queimar a sua língua e você não pode repetir nada (Lembre-se que você não está na sua casa e vai pagar uma fortuna por qualquer porcaria que engula a mais).

                                 Tentar o desjejum no trabalho, é arriscado : por mérito próprio, aprendi que assim que você se senta para comer,  a barriga roncando (  já tendo cumprido o ritual do bom dia ao pessoal do escritório) chega aquele cliente chataço - que acorda cedo na maior pilha e vai prá rua "resolver os problemas logo cedo". Esses são os piores, porque já chegam dizendo: não quero interromper seu café, o que eu vim resolver só leva cinco minutos...E aí o viado te aluga até a hora do almoço.

                                 Essa espécie de gente, que adora acordar cedo e ir prá rua resolver problemas, a meu ver, tinha que ser estudada pela Nasa.Como é que alguém em sã consciência sai do conforto de sua cama, sua casa, sua xícara, seu chinelo e abestagem,  prá ir pro Afeganistão Moderno -  trocar tiro com a  civilização barulhenta, os engarrafamentos e cafés de padaria ?  

                                 Mistério. Por mim fuzilava todos, só saía cedo quem fosse obrigado (ou trabalhasse).O resto tinha que sossegar a periquita em casa e desafogar o trânsito, as ruas e padarias. 

                                Quer malhar imbecil ? Vai lavar roupa aêh ouvindo um reggae de boa e rebolando, que dá prá suar.

                             Quer fazer exame de fezes ? Vai enchendo a latinha aêh e cinco minutos antes do laboratório fechar você entrega...Ah ! Vai vê se acorda às  dez horas e se eu tô na esquina ! 

                                Continuando a tortura que é trabalhar, ainda temos as obrigações e deveres trabalhistas : cumprir horário, estar penteado, sem bafo, ser cordial quando quer esganar um, fingir que trabalha pro chefe não encher o saco, aturar as brincadeirinhas do escritório  e dar sua contribução às piadas infames...

                               Afinal você TÁ ALI ! Oito ou nove horas por dia, todo dia. E TRABALHANDO, o que é a pior atividade do mundo.  Seja qual for ela. CERTO ?

                              Mas tem mais, amados : Pior é o que ocorre no meu caso e  de quase todo cidadão do terceiro mundo : suportar isso tudo prá ganhar uma merreca !  Isso é que é foda ! 

                              E ainda saber que não pode chutar o balde pois a merreca é sua salvação!    Viver aquele frisson da semana do pagamento, o vazio existencial do meio do mês e a corrida dos aflitos prá chegar novamente o dia da merreca até a Aposentadoria. Círculo infernal e desnecessário ao aprimoramento humano. 

                              O Trabalho enobrece o Homem ?

                             Passar perrengue é nobreza o quê minha gente ?  E os otários à mesa ao lado fazendo fofoca ? E os meninos no sinal vendendo laranja ? E o chefinho que nunca leu os clássicos e se acha o máximo só porque fez um MBA de bosta ? 

                             E a exploração explícita dos mais simples ?
                      A arrogância e despreparo dos que se acham "os fodões"? 
E o salário dessa gente toda, desigual e desonesto, em toda e qualquer repartição ? Não tem religião nem capitalismo que me convença que trabalho tem teor moral ou ético e enobrece o ser humano. Fala sério!

                             Agora, o mais misterioso de tudo. é que ainda existe workaholic hahahahaha, os  sado-masoquistas viciados em trabalho ! Tem que ser muito vazio - de idéias, criatividade, vida pessoal e valores, prá ser esse negócio hahahahaha ...

                            Os workaholics que me desculpem, mas Véi : vai fazer yoga, ler um Avengers, andar no mato, tomar sol...
                            Ah ! Vai cagar na latinha  !

                                                                                           (suian moreira)